Após indicação de Ricardo Ayres, governo isenta imposto sobre prêmios recebidos por medalhistas olímpicos

O governo federal publicou hoje a Medida Provisória 1.251, que inclui entre os rendimentos isentos os prêmios em dinheiro recebidos por atletas e paratletas olímpicos. Falta, agora, a aprovação pelo Congresso, para que se transforme em lei.

Após o envio de uma indicação do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) ao Ministério da Fazenda para regulamentar a isenção do Imposto de Renda sobre os valores recebidos por atletas brasileiros medalhistas em Jogos Olímpicos, o governo federal publicou, na manhã desta quinta-feira, 8, a medida provisória (1.251/2024) que inclui entre os rendimentos isentos os prêmios em dinheiro recebidos por atletas e paratletas olímpicos.

Os descontos de Imposto de Renda sobre as premiações existem, no entanto, há 50 anos. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, o órgão arrecadou R$1,2 milhão com as premiações pagas nos Jogos de Tóquio, em 2021.

Ricardo Ayres comentou sobre a importância da edição da MP. “É um passo significativo para a valorização de nossos atletas. O esforço feito pelos atletas, 90% sem patrocínio e em centros de treinamento precários, deve ser visto com excepcionalidade. A isenção não traz prejuízo ao erário, já que os Jogos ocorrem a cada quatro anos, e o valor a ser abdicado é irrisório para o governo, mas de grande valia para os medalhistas.”

Ayres ainda ressaltou a necessidade de aprovação da medida pelo Congresso. “Agora, cabe ao Congresso aprovar a medida dentro do prazo para que se transforme em lei ordinária, garantindo assim que nossos atletas continuem recebendo o apoio necessário para se dedicarem ao esporte e levarem o nome do Brasil ao topo do pódio”, concluiu o deputado.

Com Informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Montagem/AFP

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rádio JovemFM