Com a proximidade do Carnaval, os estoques de sangue costumam registrar queda, o que pode comprometer o atendimento a pacientes internados durante o período festivo. Diante disso, a Hemorrede Tocantins (Hemoto) faz um chamado à população para a doação de sangue antes do início da folia, contribuindo para a manutenção dos estoques de hemocomponentes.
De acordo com a superintendente da Hemorrede Tocantins, Natyele Rodrigues, períodos de férias e recessos prolongados costumam impactar negativamente o número de doações. A orientação é que pessoas aptas à doação procurem as unidades antes de viajar. A iniciativa busca garantir o atendimento contínuo nas unidades hospitalares e auxiliar na preservação de vidas.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas saudáveis, bem alimentadas, com peso acima de 50 quilos, que tenham dormido bem na noite anterior e não tenham ingerido bebida alcoólica. É necessário ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Não podem doar pessoas com febre, gripe ou resfriado, gestantes e mulheres no período pós-parto.
Programação
Na quarta-feira,11 de fevereiro, a partir das 8h30, técnicos da área de captação da Hemorrede Tocantins realizarão panfletagem na Avenida Tocantins, em Taquaralto, com abordagem a pedestres e motoristas. Já na quinta-feira, dia 12, às 7h30, a mobilização acontecerá na Estação Apinajé, com foco na conscientização de passageiros sobre a importância da doação de sangue.
Com informações do Governo do Tocantins
Foto: divulgação
