O governo federal abriu mais de 67 mil vagas que sobraram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições começaram nesta terça-feira, 3 de fevereiro e podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira. A lista de candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 19 de fevereiro.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), estão disponíveis 67.301 vagas distribuídas entre 19.834 cursos e turnos de graduação, oferecidos por 1.421 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial do Fies.
Para o ano de 2026, o programa prevê a oferta total de 112.168 novos contratos de financiamento estudantil.
Para participar do processo seletivo, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Também é exigida renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Candidatos que realizaram o Enem apenas como treineiros não podem se inscrever.
Cronograma
-
Inscrições: de 3 a 6 de fevereiro
-
Resultado dos pré-selecionados: 19 de fevereiro
-
Complementação da inscrição: de 20 a 24 de fevereiro
-
Convocação da lista de espera: de 26 de fevereiro a 10 de abril
O MEC informa ainda que metade das vagas remanescentes será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, desde que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Com informações do Ministério da Educação
Foto: divulgação
