A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu autorização para realizar um novo concurso público que vai ofertar 5.124 vagas, distribuídas em 31 áreas profissionais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de janeiro, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Sem concurso há quase duas décadas, a seleção promete ser a maior já realizada na área da saúde no Tocantins. Durante o anúncio, o governador destacou a dimensão do certame. “Estamos autorizando o concurso da Saúde para todas as áreas: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas. Ao todo, são 31 categorias e mais de cinco mil vagas. É o maior concurso da história da saúde no estado”, afirmou.
De acordo com o Governo do Estado, o edital deverá contemplar, entre outras oportunidades:
-
950 vagas para enfermeiros;
-
1.895 vagas para técnicos de enfermagem;
-
873 vagas para médicos, sendo 593 destinadas a especialistas;
-
80 vagas para enfermeiro obstetra, função que será ofertada pela primeira vez;
-
80 vagas para fonoaudiólogos.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, explicou que o próximo passo será a publicação da portaria que institui a comissão organizadora do concurso. Ainda não há data definida para essa etapa.

Segundo ele, após a formação da comissão, o Estado avançará para a contratação da banca organizadora, com a previsão de que o concurso seja realizado em 2026. “Esse é um passo essencial para fortalecer a rede de saúde, ampliar o número de profissionais e garantir mais qualidade no atendimento à população tocantinense”, ressaltou.
Também estiveram presentes no anúncio o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho; o secretário de Comunicação, Márcio Rocha; e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende.
Com informações do Governo do Tocantins
Fotos: Marcio Vieira
