Participantes do Enem 2025 poderão consultar notas a partir de 16 de janeiro

Com a divulgação dos resultados, os candidatos poderão utilizar as notas para disputar vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo período de inscrições será de 19 a 23 de janeiro.

Os participantes do Enem 2025 já têm data marcada para conhecer o desempenho no exame. As notas serão liberadas em 16 de janeiro, conforme anúncio feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A consulta deverá ser realizada pela Página do Participante, ambiente virtual onde estarão disponíveis as pontuações da redação , que vai de 0 a 1.000 e das quatro áreas avaliadas. No caso dos treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, a divulgação do boletim acontecerá em um momento posterior.

Com a divulgação dos resultados, os candidatos poderão utilizar as notas para disputar vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo período de inscrições será de 19 a 23 de janeiro. Também será possível concorrer a bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre 26 e 29 de janeiro, além de buscar financiamento estudantil pelo Fies.

O Enem 2025 foi aplicado em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

Na primeira etapa do exame, os candidatos enfrentaram questões de Linguagens, Ciências Humanas e produziram a redação. Já no segundo dia, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O desempenho no Enem é utilizado como critério de seleção para diversas formas de ingresso no ensino superior.

Pelo Sisu, os estudantes podem concorrer a vagas em universidades e institutos federais, desde que tenham concluído o ensino médio e não tenham zerado a redação. A classificação é feita com base na média das notas e nas regras da Lei de Cotas.

O Prouni permite que candidatos utilizem as notas das duas edições mais recentes do Enem para disputar bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, exigindo média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação, além do cumprimento dos requisitos de renda.

Já o Fies oferece financiamento para cursos superiores, também com exigência de média mínima de 450 pontos e redação não zerada. Na modalidade Fies Social, 50% das vagas são reservadas a estudantes inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Além dos programas federais, as notas do Enem podem ser aproveitadas em processos seletivos próprios de instituições brasileiras e também em universidades de Portugal que mantêm convênios com o Inep.

Com informações Inep 

Foto: Angelo Miguel 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rádio JovemFM