Tocantins se despede de Moisés Avelino, ex-governador e ex-prefeito de Paraíso

Desde 2019, enfrentava um câncer nos ossos, tratamento que o levou a se afastar do último mandato como prefeito de Paraíso do Tocantins.

Morreu na madrugada deste sábado (27), aos 85 anos, o ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino. A informação foi confirmada por familiares por meio das redes sociais. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada, assim como detalhes sobre velório e sepultamento.

Moisés Avelino estava internado desde dezembro em um hospital particular de Palmas. Desde 2019, enfrentava um câncer nos ossos, tratamento que o levou a se afastar do último mandato como prefeito de Paraíso do Tocantins.

Em suas redes sociais, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, afirmou que a morte de Moisés Avelino deixa o Tocantins “mais triste e silencioso”, destacando o papel do ex-governador na transição histórica do norte de Goiás para a criação do Estado. Eduardo relembrou os embates políticos vividos com Avelino, ressaltando que eram disputas de ideias e projetos, e destacou um gesto de grandeza política ao apoiar seu pai acima de orientações partidárias. Para o prefeito, o Tocantins perde um patrimônio moral e parte viva de sua história.

O governador Wanderlei Barbosa destacou o legado deixado por Moisés Avelino na história política e administrativa do Tocantins. Segundo o governador, Avelino contribuiu de forma decisiva para a consolidação do Estado, o fortalecimento das instituições e o desenvolvimento social e econômico da população, tendo uma trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa da democracia e pelo compromisso com o bem comum. Wanderlei Barbosa também se solidarizou com familiares, amigos e com todos os tocantinenses.

Natural do Piauí, Moisés Nogueira Avelino construiu uma carreira política marcada por diferentes mandatos eletivos. Foi prefeito de Paraíso do Tocantins por dois períodos, entre 1983 e 1988, além de retornar ao cargo em 2013, permanecendo até 2016, e sendo reeleito para o mandato de 2017 a 2020. Também exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 1989 e 1991 e de 2007 a 2011.

Em âmbito estadual, tornou-se o segundo governador eleito do Tocantins, governando o Estado entre 1991 e 1994.

Durante o último mandato como prefeito, em 2019, precisou se licenciar do cargo para tratar um tumor ósseo na região da bacia. Na ocasião, o então vice-prefeito e atual chefe do Executivo municipal, Celso Morais (MDB), assumiu a administração da cidade.

Foto: divulgação 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rádio JovemFM