Palmas amanhece com chuva e Tocantins segue em alerta para tempestades

A instabilidade deve permanecer nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém dois alertas ativos para tempestades em praticamente todo o Tocantins.

Palmas começou a manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro sob chuva, com registros tanto na região Sul quanto na região Norte. A instabilidade deve permanecer nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém dois alertas ativos para tempestades em praticamente todo o Tocantins.

O alerta laranja, classificado como perigo, cobre grande parte do estado e prevê chuva intensa que pode alcançar 100 milímetros em 24 horas, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Nessa condição, há risco de quedas de árvores e galhos, interrupção no fornecimento de energia, alagamentos e descargas elétricas.

Para a região do Bico do Papagaio, permanece o alerta amarelo, indicando possibilidade de até 50 milímetros de chuva e ventos que variam de 40 a 60 km/h. Embora menos severo, o aviso também aponta chance de transtornos, como pontos de alagamento e pequenos danos na rede elétrica.

Situação nas principais cidades

Palmas
A capital deve ter um dia de muitas nuvens, com novas pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas ficam entre 23 ºC e 28 ºC. A previsão indica continuidade das chuvas até domingo (7).

Araguaína
Araguaína amanheceu com chuva por volta das 8h desta quinta-feira. A expectativa é de pancadas e trovoadas isoladas até o final de semana. As temperaturas variam entre 24 ºC e 31 ºC.

Gurupi
Em Gurupi, os próximos dias serão marcados por céu nublado e chuvas isoladas. A máxima pode chegar a 31 ºC, e a mínima fica entre 22 ºC e 24 ºC. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 60% e 70%.

Com a permanência das condições adversas, autoridades recomendam cautela, evitando áreas alagadas e buscando abrigo seguro durante episódios de ventos fortes ou descargas elétricas.

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia

Fotos: Lia Mara e divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rádio JovemFM