O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou, na segunda-feira (1º/12), mais um ciclo de ações relacionadas ao período da piracema, voltado à proteção da fauna aquática. As atividades foram conduzidas pela equipe de fiscalização ambiental e incluíram visitas a colônias de pescadores nos municípios de Araguatins, Praia Norte, Itaguatins e Araguanã, no norte do Estado.
Durante as visitas, cerca de 250 pessoas, entre pescadores profissionais e amadores, guias, moradores ribeirinhos e estudantes receberam informações sobre as normas que regulam a pesca no período reprodutivo dos peixes. Foram entregues materiais explicativos sobre as restrições vigentes e esclarecidas dúvidas sobre práticas permitidas e limites de captura.
Fiscalização intensificada
Além das ações informativas, o Naturatins realizou uma operação embarcada para reforçar a fiscalização do período de defeso previsto na Portaria nº 244/2025. Iniciada em 24 de novembro, a operação resultou na apreensão de aproximadamente 950 metros de redes de emalhar de diferentes tamanhos e cerca de 70 kg de pescado obtido em desacordo com a legislação. As autuações somaram mais de R$ 6 mil em multas.

As fiscalizações ocorreram nos rios Araguaia e Tocantins e abrangeram Araguatins, Esperantina, São Sebastião, Praia Norte e São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. Os peixes apreendidos foram encaminhados à prefeitura de Esperantina para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.
A operação também incluiu rondas terrestres e abordagens em estradas próximas aos rios, ampliando a área de cobertura. Nessas abordagens, moradores receberam orientações sobre a legislação ambiental e sobre práticas de pesca consideradas legais.
O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos, afirmou que as ações educativas têm o objetivo de levar informações às comunidades que utilizam os recursos dos rios e reforçar a importância do cumprimento das regras de proteção da fauna.
Com Informações do Governo do Tocantins
Fotos: Naturatins
