Prefeitura de Palmas realiza Semana do Meio Ambiente para sensibilizar sobre necessidade de preservação

O evento conta com a Praça da Sustentabilidade, onde estão expostos programas da FMA.

Alertar a população sobre a importância de cuidar do planeta com atitudes sustentáveis que geram resultados positivos para o meio ambiente é a proposta do evento promovido pela Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) que acontece até dia 13 de junho no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Na Semana do Meio Ambiente, os visitantes podererão conferir palestras e conhecer programas desenvolvidos por empresas privadas e poder público que contribuem com a preservação do meio ambiente.

Entre os temas expostos, estão projetos como o Renova Palmas, que apóia a gestão de resíduos sólidos da Capital, por meio dos projetos de Reciclagem de Óleo Residual, Coleta Seletiva de Recicláveis, Compostagem da Fração Orgânica e Implementação da Cadeia de Logística Reversa.

Também é possível conhecer o Programa ‘MudaClima’, que incentiva a preservação e recuperação da flora nativa, por meio do plantio de árvores, em espaços urbanos e rurais. Como o próprio nome do programa sugere, a intenção é por meio da cobertura vegetal, tornar o clima da Capital mais amenos e convertendo algumas ilhas de calor, em espaços de frescor.

O Programa ‘MudaClima’ é mantido pelo Horto Florestal – Viveiro Municipal, responsável pela produção e plantio das mudas de árvores. O trabalho realizado no viveiro vai desde a coleta das sementes, até o plantio de novas árvores. No local são cultivadas espécies frutíferas e típicas do cerrado. Além de serem usadas na manutenção e recuperação da flora nativa, as árvores produzidas no Viveiro ainda são distribuídas À comunidade e utilizadas para os projetos de paisagismo da Capital.

Na Praça da Sustentabilidade o público também poderá ter acesso a informações sobre o Programa Palmas Mais Verde, que é executado por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Palmas/FMA e pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo é estimular a implantação, recuperação e conservação das áreas verdes e de preservação permanente, bem como de árvores, mobiliário urbano, monumentos e equipamentos presentes nos locais e assim conseguir ativos ambientais e sociais.

Também está presente na Semana do Meio Ambiente, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndios), responsável pelos brigadistas de Palmas.

 

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rádio JovemFM